sexta-feira, 11 de abril de 2014

ESCRITÓRIOS

Escritórios são locais de trabalho que exigem muita concentração, disciplina, criatividade, produtividade e eficiência. E para que tudo isso possa ser encontrado nesse ambiente, é preciso escolher adequadamente as cores e os móveis, instalar uma iluminação correta, ter uma boa circulação e ventilação e sem dúvidas, caprichar na decoração.   

Por ser um local onde passamos a maior parte do nosso dia, ele precisa ser projetado de maneira ergonômica, ou seja, não prejudicial à saúde e sem causar danos físicos, como má postura, prezando sempre pelo conforto e bem estar.



O projeto deve ser iniciado definindo qual a utilidade do escritório, o que é necessário nele e quantas pessoas irão trabalhar. O primeiro ponto a ser pensado é a iluminação. Quanto mais iluminação natural o ambiente tiver, melhor. Se não der, utilize uma iluminação central com lâmpadas fluorescentes, e se necessário instale luminárias em cada mesa.  

Iluminação natural


Iluminação com luminárias


É importante saber a medida da área quadrada para distribui-la entre seus usuários de maneira que todos possam ter um espaço adequado. Então, é feita a distribuição dos móveis. 

Utilize uma mesa com gavetas, para cada pessoa. A cadeira deve ser confortável, ter regulagem de altura, braços e encosto correto. 



Em escritórios com mais de uma pessoas, utiliza-se muito as ilhas de trabalho, adaptando a quantidade de lugares de acordo com a quantidade de usuários.




Evite utilizar muitas cores, texturas e imagens chamativas em paredes, pois podem prejudicar na concentração. Se possível, valorize a visão externa do ambiente. Instale cortinas nas janelas, de preferência persianas (principalmente naquelas que tiverem muita iluminação direta do sol). 

Pontos chamativos causam cansaço visual


Utilize tons neutros. Tons escuros com detalhes dos móveis de vidro deixam o ambiente sofisticado.

Detalhes coloridos deixam o ambiente mais interativo e criativo.

Deixe exposto somente o que for usado com grande frequência e evite acumulação de papeis em cima da mesa de trabalho.

Escritórios possuem muitos papeis e arquivos para serem guardados. Uma boa solução é criar um canto ou sala especial para seu armazenamento ou um armário específico para isso. Se for possível, deixa-lo em um ambiente de acesso limitado. Utilize etiquetas para nomear as pastas e arquivos. 

Armário para arquivos em um espaço separado da mesa.


Além da mesa principal, muitos escritórios necessitam de um espaço especial para reuniões. Podemos utiliza mesa redonda, quadrada, retangular ou conjuntos de poltronas. O importante é que todos possam interagir e ter acesso as informações que serão passadas. 





Para complementar e deixar o escritório com mais vida (além das cores nas paredes e móveis decorativos) tenha sempre uma planta verde no ambiente. Ela filtra o ar, faz diminuir o stress, estimula a criatividade e alegra o ambiente, mas é claro que precisa de atenção e água.



Um ponto muito importante no escritório é a sua climatização. Durante o ano (principalmente no sul) temos muita mudança climática e diferenças bruscas na temperatura. Em escritórios, essas mudanças devem ser cuidadas. Climatizadores e ar condicionados são muito usados, mas é preciso ter cautela. Evite usar com muita frequência, e quando necessário, mantenha uma temperatura agradável a todos (aprox. 20ºC). Sempre que possível deixe as janelas aberta.

Alguns modelos:






Escritório do Facebook:



Escritório Google:



Não existe limites para a criatividade...
Adaptar seu local de trabalho em um ambiente que vc se sinta bem melhora seu estado psicológico, diminui o stress e aumenta a sua disposição e sua criatividade!

Ouse. 

;) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário