quarta-feira, 16 de julho de 2014

PISO DE CERÂMICA

Depois de um tempinho sem postar, por motivos de forças maiores..Hoje eu volto escrevendo um pouco sobre um assunto que interessa muito pra quem está quase no final de uma construção ou reforma. O tema é Piso de cerâmica. Quais são os tipos, formas, cores e onde usar.

Cerâmica
Para escolher este piso é importante saber onde ele será instalado, qual será o fluxo de pessoas e a frequência de uso, pois cada tipo de cerâmica tem uma classificação especial para cada ambiente.
As classificações são chamadas de PEI (Porcelain Enamel Institute) e vai do 0 até o 5, indicando a resistência à abrasão, ou seja, o desgaste da superfície esmaltada. 

PEI 0 - O uso é exclusivo em paredes.
PEI 1 - Tem resistência Baixa. São utilizadas em locais de pouco acesso, como quartos e lavabos, onde não exige limpeza profunda.
PEI 2 - Média. Utilizadas em ambientes residenciais. Tráfego moderado como salas, home office.
PEI 3 - Média/alto. Utilizados em pisos residenciais, incluindo cozinhas, sacadas, quintais. 
PEI 4 - Alto. Resistente ao alto tráfego. Utilizado em áreas internas e externas, como garagens, comércio em geral, bancos.
PEI 5 - Altíssimo. Usado em áreas externas e de grande tráfego, como shoppings, aeroportos, restaurantes.

Um dos grandes fatores que deve ser levado em conta para escolher um piso é a resistência ao escorregamento. O grau de atrito garante maior segurança.

Classe I - COF (Coeficiente de Atrito Úmido) menor que 0,40 - ambientes com pouca circulação, interno e seco.
Classe II - COF de 0,40 a 0,74 - ambientes externos planos e internos molhados, garagens, locais com média e grande circulação de pessoas, comércio, hospitais, decks de piscina...
Classe III - COF maior ou igual a 0,75 - usado para escadas e rampas internas e externas. Praças e locais públicos com grande circulação de pessoas.
Para maior segurança deve ser utilizado pisos antiderrapantes nas áreas externas, evitando acidentes quando estiver molhado.









IMPORTANTE:
-Ao colocar um piso de cerâmica, observa-se o espaço necessário para o rejunte entre as peças, para que a dilatação não danifique a peça. 
  
- Pisos de cerâmica são ideias para ambientes de clima quente, pois eles transmitem sensação fria. Não apresenta bom isolamento térmico. 

- O revestimento do piso deve estar de acordo com o revestimento da parede. 

- Ao comprar o piso cerâmico, lembre-se de informar o local onde será aplicado, se é externo ou interno, comercial ou residencial, qual o tráfego, umidade do local

- Contrate um profissional para realizar a instalação. 

Curiosidades:
- O Brasil é o 4º maior produtor mundial de cerâmica, perdendo para Espanha, China e Itália.
- O Brasil é o 3º maior exportador de produtos cerâmicos.
- A norma brasileira NBR 13.818 e a norma internacional ISO 13.006 informal que para o lote ser adequado para uso, 95% das peças deve estar livres de defeitos na superfície. As 5% com defeitos podem ser usadas para recortes.

TENDÊNCIAS:
Cerâmicas brancas/ off white nunca caem de moda. São neutras e elegantes. 





Cerâmicas com estampa de porcelana chinesa e azulejo português.





Cerâmica que imita madeira






Dica de ouro: em ambiente com bastante tráfego, como garagem, áreas externas e onde acumula poeira e sujeira, use cerâmicas de tons marrom e bege, pois ajudam a disfarçar.  


_____________________________________________

2 comentários:

  1. O piso de cerâmica que imita mateira sempre tem que ser posto um na horizontal e o outro na vertical?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.. Não necessariamente. Há no mercado pisos de cerâmica com formato parecido das peças de laminado, onde são colocados todas as peças no mesmo sentido. Vale observar qual o estilo do ambiente para posicionar a cerâmica de acordo com o conjunto.

      Excluir