quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

HISTÓRIA DO DESIGN DE INTERIORES

A prática do Design de Interiores surgiu junto com a Arquitetura nos tempos mais antigos, onde as civilizações já se preocupavam com a organização dos espaços internos. Os antigos egípcios deram origem a um rústico design de interiores decorando suas casas com pele de animais e tecidos, pinturas, vasos decorativos e estátuas e, sim, com muito ouro (os faraós, claro!). 

Alguns séculos depois, os gregos resolveram aprimorar essa prática. Os móveis rústicos dos egípcios passaram a ser mais delicados nas mãos dos gregos, ganhando mais detalhes em prata e marfim. 
A ideia de adequar os móveis e a estética com conforto foi dos romanos. Suas decorações ornamentais eram feitas com bronze, madeira e pedra. Surgiram os tapetes floridos, tapeçarias, papéis de paredes e pinturas coloridas.  Com o tempo o design de interiores tornou-se inevitável, sinônimo de status e riquezas.

Na época da Idade das Trevas, onde as artes, músicas, arquitetura não podiam mais se expressar, as casas foram tomadas por paredes de madeira, pouca mobília, cores suaves e sem nenhum conforto ou ostentação.   
A partir do século XII, com o fim da Idade das Trevas, a Europa foi marcada pelo começo do estilo Gótico criativo e inovador, introduzindo cores, criando pátios abertos e aberturas na alvenaria para a entrada de luz natural, mas mesmo assim continuando escuro e misterioso. No século XV e XVI durante o Renascimento, foram introduzidos no design de interiores os pisos de mármore, madeira embutida, pinturas de perspectiva e móveis de alta qualidade. E então o design de interiores foi de desenvolvendo muito mais.

Durantes todos esse anos, até hoje, surgiram muitos estilos de design de interiores e arquitetura. Não vou comentar todos nesse post pois vai ficar enorme. Vou mostrar pra vocês com calma cada estilo que surgiu.      

Imagens para ter uma ideia:
Sofá romano com o mesmo formato dos gregos, com apoio para os pés. Estilo Barroco e Renascentista. 
(imagem e informação da imagem no site Design de Interiores 2010 )

Trono de Tutankhamon- Representa o poder. Revestido de ouro e prata. Os pés do móvel eram feitos com ossos de animais.
(imagem e informação da imagem no site Design de Interiores 2010 )

Estilo Gótico - "Diz-se que o estilo gótico é mais inclinado para o mais escuro e lado misterioso que inclui algo dramático e sensacional. Pintar as paredes na cor preta é, portanto, não considerado raro em estilo gótico. "

(imagem e informação no site Design de Interiores UNIDAVI )




Espero que gostaram.

Beijos. ;*


2 comentários:

  1. Amo abajur, Jéh!
    Acho charmoso demais...
    Quem sabe você posta ambientes com abajur... hehe
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a ideia!
      vou fazer um post bem legal sobre isso!!
      aceito mais opiniões!
      Obrigada!!
      beijão <3

      Excluir