sexta-feira, 28 de março de 2014

CHURRASQUEIRAS

Ter em casa uma área de lazer com uma churrasqueira é o desejo da maioria dos brasileiros. Independente de morar em pequenos apartamentos ou grandes casa, esse espaço pode ser projetado de acordo com suas necessidades, condições e estilos.

A churrasqueira é um item fundamental e existe no mercado diversos tipos para ser escolhido. Cada ambiente pede um modelo específico e é importante elaborar um projeto de acordo com o espaço que irá ser instalada, para que o churrasqueiro e demais pessoas possam circular com facilidade e comer bem.

O modelo mais utilizado é a tradicional churrasqueira de alvenaria. Este estilo deve ser projetada junto com o restante da construção, pois exige espaço para poder controlar os espetos. Ela é aquecida com carvão ou lenha e é recomendado ficar em local coberto. O material tem que ser refratário e é necessário uma chaminé bem instalada para que não ocorra a volta da fumaça. A parte externa da churrasqueira pode ser revestida com pedras, mármores, granitos. Cuide com a labareda, asse a carne com brasa.   







A churrasqueira a gás é a mais indicada para quem mora em apartamentos, por ser adaptada a pequenos espaços. Emite pouca fumaça (não precisa de chaminé), a temperatura pode ser regulada, tem uma grande facilidade para a limpeza (é colocado uma bandeja onde a gordura da carne irá pingar), a desvantagem é que o preparo da carne é um pouco mais demorado. É feita de inox e precisa ser ligada na tomada para utilizar o gás.   





Churrasqueiras elétricas são pequenas e recomendadas para quem não tem muito espaço disponível. Possuem a bandeja para o acúmulo de gorduras, facilitando a limpeza, não faz sujeira e fumaça e pode ser regulada a temperatura. São práticas, ideais para cozinhas pequenas, mas é preciso de maior atenção ao assar a carne e comporta pouca quantidade. 




Para quem gosta de fazer churrasco em vários lugares, ao redor da casa, camping, praia, a churrasqueira de tonel é a mais procurada. É econômica e prática, reciclável e feita de inox galvanizado. Pode possuir até rodinhas. É utilizado carvão e lenha para fazer o fogo e precisa ser aquecida (cuidado pois esquenta mesmo). 



Ambientes com Churrasqueira









Tenha sempre perto de uma churrasqueira, um balcão para tirar a carne e uma pia com torneira para evitar sujeiras extras.

Esses são os tipos mais comuns de churrasqueira... mas é claro que como todo bom brasileiro, adoramos inovar. Para fazer uma boa carne junto com os amigos vale tudo!

E se for fazer um churrasco, podem me convidar!



Este post vai especial para o meu pai, o Piva, que é o melhor churrasqueiro que eu conheço.

---*---

     

2 comentários:

  1. alguem sabe me falar qual o fabricante e aonde encontro à venda a churrasqueira da foto 07.

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Aqui estão alguns sites onde vc pode fazer uma pesquisa sobre fabricantes e vendas.
    - http://www.vissoni.com.br/?page_id=113

    - http://www.madeiramadeira.com.br/churrasqueira/listagem.html?ordem=desc_pop&page=1&filtro_380[]=GAS&

    - http://www.taqi.com.br/taqi/eletroportateis/churrasqueiras/churrasqueira-a-gas/cat30015/

    ResponderExcluir