quinta-feira, 22 de maio de 2014

CONSULTÓRIOS ODONTOLÓGICOS

Os consultórios são ambientes de trabalho que necessitam de uma decoração e organização do espaço de acordo com as exigências do serviço e de modo que os pacientes se sintam a vontade. O espaço para ser montado o consultório deve ter no mínimo 9m² e a sala de espera aproximadamente 6m².  

Consultórios odontológicos diferem-se  dos consultórios médicos, principalmente, pelo uso da cadeira odontológica. Ela ocupa um grande espaço em suas diversas funções, precisando de um espaço considerável para seu posicionamento, geralmente no centro e por isso é o primeiro item a ser colocado no projeto. Ao ser instalada é importante seguir o manual do fabricante pois a cadeira odontológica possui pontos hidráulicos, elétricos e de esgoto. 

O consultório tem suas exigências determinadas pela RDC/Anvisa no 50/2002norma internacional ISSO/FDI.

O revestimento das paredes dentro do consultório pedem por tons mais leves e delicados como branco, off white, tons de rosa, verde, azul bem claros e papeis de parede com poucos detalhes coloridos. Na sala de espera o revestimento pode ter uma leve ousadia a mais, com cores e formas. 

No piso é recomendado a utilização de porcelanatos ou cerâmicas que são laváveis, resistentes, impermeáveis e com baixa porosidade, facilitando a limpeza e descontaminação. Assim como os móveis e bancadas de trabalha que necessitam serem esterilizados. 

Os consultório necessitam de um espaço para a recepção dos pacientes (com poltronas e cadeiras para sentas, algumas revistas ou jornais para distração), acesso ao banheiro, climatizadores, consultório interno com escritório para atendimento.



É importante no projeto um espaço especial para os aparelhos e equipamentos básicos como Autoclave, Fotopolimerizador, Compressor, Raio X, Kit alta e baixa rotação, negatoscópio, etc.

   








     






Uma dica interessante é deixar a cadeira direcionada para a janela com vista para o exterior ou colocar quadros, imagens, televisor para que o paciente possa se distrair. 

Colocar plantas vivas na sala de espera cria um ambiente  mais tranquilo e harmonioso. 


Um comentário:

  1. Muito legal, estou no ultimo ano de arquitetura e suas dicas vão me ajudar no projeto.

    ResponderExcluir